CURIOSIDADES DIVERSAS : 07/08/17
"O mal de quase todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crítica. O pensamento positivo pode vir naturalmente para alguns, mas também pode ser aprendido e cultivado, mude seus pensamentos e você mudará seu mundo". Norman Vicent Peale

sábado, 8 de julho de 2017



Lembrando de uma das primeiras atividades

do Curso de letras - Turma 01/2017

Vamos participar do Fórum: “Fenomenologia do olhar”

Façam suas contribuições escrevendo 

um texto crítico (início, meio e fim –

3 parágrafos) a partir das leituras 

e do filme argumentando sobre o que vocês

entendem por experiência fenomenológica do olhar/ler.

Re: Fenomenologia do Olhar - São Sepé
por ELIANE KILIAN DA SILVA - Tuesday, 27 Jun 2017, 11:20
A primeira preocupação e a mais dominante, em todos os tempos, é situar a vida humana sob o aspecto da verdade. A busca da verdade constitui um campo fundamental da Filosofia, sem essa busca, ela não existiria. A Filosofia não é a primeira, nem a única atividade ou ciência a preocupar-se com o pensamento, com os porquês, as explicações sobre as coisas, sobre o ser humano e muito mais. Na antiguidade a busca da verdade se dava através de fábulas, da mitologia, de histórias contadas e repassadas como verdades Depois o homem começou a usar a indagação, ou seja, começou a duvidar daquelas histórias, daqueles mitos e a fazer uso da razão: mito x razão. Já nem todas as histórias pareciam verdades. O filósofo é um ser, um indivíduo curioso.
A Fenomenologia mostra-nos a importância dos fenômenos da consciência, estudados por muitos como objetos ideais que existem na mente humana, sendo cada um desses objetos designado por uma palavra representando sua essência, seu significado. O fundador desse método foi Edmund Husserl (1859-1938), um filósofo, lógico e matemático, os principais conceitos e métodos foram estabelecidos por ele e posteriormente foram amplamente usados pelos filósofos desta tradição. Através de uma investigação subjetiva, deu origem aos estudos dos fenômenos utilizados pela mente para encontrar as verdades da razão. A Fenomenologia se opôs diretamente à metafísica, um pensamento mais voltado ao lado científicos das pesquisas e experiências e que a maioria dos filósofos da época seguiam.
A preocupação com a mente humana, enfocando todas as suas capacidades, de aprendizagem, percepção, reflexão foram cada vez mais sendo estudadas até chegar à atualidade. E é através da leitura, de estudos que podemos ter uma visão do mundo como ele é e também conforme nós o vemos e ainda mais, como gostaríamos que ele fosse. Uma maneira de olhar, de aprender a ler, é essencial, porque assim podemos ser mais críticos, não apenas aceitando o que nos é passado de geração em geração. Temos a nossa própria percepção, aliada ao discernimento que nos torna capazes de ver a leitura, imaginar o que estamos lendo e quase torná-las reais na nossa visão interna. Olhar com a alma, existe, pois ao ler um poema, um livro, mergulhamos nele, viajamos através dele, sonhamos através dele e interligamos a nossa realidade a ele. A proposta da fenomenologia do olhar é ler cada vez mais para aprender a ler verdadeiramente.
Eliane Kilian da Silva

Referências
Vídeos da Profa. Dra. Ana Boessio
Curso de Letras - UNIPAMPA